FETAGRI-MT e ONG’s definem estratégias de combate a hanseníase em assentamentos de Campo Verde

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Para debater sobre o tema e traçar estratégias de combate a doença em assentamentos de Campo Verde, a Fetagri-MT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso), através da Secretaria de Políticas Sociais, se reuniu na ultima segunda-feira (28.08) com representantes das Ongs Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) e DNDi (iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas) para traçar estratégias de atuação e combate à doença em assentamentos de Campo Verde.

Esta segunda reunião contou com a presença dos srs. Reginaldo Gonçalves Campos, presidente do STTR de Campo Verde, Arthur Custódio e Rosa Maria, da Ong Morhan; Mady Barbeitas, da Ong DNDi, além da representante da Ong Médicos Sem Fronteiras, Vitória de Paula Ramos, e integrantes do fórum de combate a hanseníase.

Serão realizadas palestras de prevenção e conscientização dos moradores dos assentamentos Dom Osório e Santo Antônio da Fartura, nos dias 30 de outubro e 1° de novembro.

Conforme o secretário de políticas sociais da FETAGRI-MT, José Aparecido da Silva, a Fetagri-MT e o STTR desempenham papel de extrema relevância, no sentido de mobilização e articulação nas comunidades e assentamentos rurais.

Além da hanseníase, as palestras debaterão outras doenças, como a doença de Chagas e a leishmanioses.

ONG MORHAN

O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.

O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares, temos no voluntariado nossa maior força de luta.

ONG DNDi

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas, (DNDi sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases initiative) é uma organização sem fins lucrativos de Pesquisa e desenvolvimento (P&D) orientada pelas necessidades dos pacientes, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para milhões de pessoas em situação vulnerável que são afetados por doenças negligenciadas, em particular a doença de Chagas, as leishmanioses, a doença do sono, o HIV pediátrico, a Hepatite C, as filarioses e Micetoma.