Secretário de Meio Ambiente da FETAGRI-MT acompanha técnicos da SEAF durante visita à produtor de limão em Ipiranga do Norte

O secretário de Meio Ambiente da FETAGRI-MT, Orlando Luiz Nicolotti, acompanhou no ultimo dia 26 de abril uma visita de técnicos da SEAF (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar) a um produtor de limão em Ipiranga do Norte.

A propriedade de 12 hectares fica localizada no projeto de Assentamento Eldorado, tem estimativa de produção de 400kg por ano de limão por planta de 5 a 6 anos de idade. A visita faz parte do programa pró-cítricos, do governo do estado, que está sendo lançado em todas regiões de Mato Grosso.

Conforme Orlando Luiz Nicolotti, objetivo da visita é levantar dados técnicos, produtividade, qualidade e demanda de comercialização da produção e consumo no estado. “Chegamos a uma conclusão de que não produzimos nem 5% do limão consumido no estado”, frisa Nicoltti, destacando ainda que o cultivo do cítrico é uma ótima diversificação de cultura para agricultura familiar. “Não somente o limão, mas também laranja, tangerina, poncã, entre outros cítricos”, pontua.

Na visão da FETAGRI-MT , os cítricos, principalmente o limão, é altamente viável no tocante a produção e a cadeia de negócios no estado, e quem sabe período próximo, até para o comércio nacional.