Diagnóstico Situacional das Cooperativas Rurais do Estado de Mato Grosso, realizado pela Unicafes -MT em parceria com FETAGRI-MT.

 

Diagnóstico Situacional das Cooperativas Rurais do Estado de Mato Grosso, realizado pela Unicafes -MT em parceria com FETAGRI-MT.

 

Mais de 30 dirigentes de cooperativas Rurais de representação da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso participam do Diagnóstico Situacional das Cooperativas do Estado de Mato Grosso. Realizado pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes -MT), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso com a participação importante na coordenação do Professor Antônio Gilberto Veigas assessor Regional da Regional Centro Oeste –CONTAG. O evento foi realizado dia 08 de novembro no Centresir FETAGRI-MT e teve como objetivo conhecer melhor as cooperativas filiadas a Unicafes MT, identificando os principais desafios, seus parceiros e potencialidades. Com isso fortalecer a organização, planejamento e gestão, superando dificuldades produtivas, de mercado e negócios, a partir da abordagem de aspectos sociais, econômicos, organizacionais, legais e administrativos, assim como oferecer informações sobre acesso à instrumentos de políticas públicas destinados a empreendimentos coletivos.

                     

O presidente da UNICAFES –MT Nilfo Wandscheer agradece a FETAGRI –MT com a parceria que sempre teve e continua dando a Unicafes desde sua fundação. “É preciso ampliar nossas relações e dos demais parcerias, pois os desafios são grandes e a agricultura familiar só vai se consolidar se ela for uma pauta também das cooperativas. A consolidação destas parcerias nos apontam para uma melhor representação dos agricultores e agricultoras familiares.

 

Já o presidente da FETAGRI-MT Nilton Jose de Macedo, ressaltou, que: “desde o primeiro momento da fundação da UNICAFES, a FETAGRI-MT sempre foi parceira. São anos de história que a gente vem construindo juntos. Agora nós vamos consolidar uma ação conjunta, através dos Sindicatos, que são as instâncias que estão mais próximas dos agricultores (as) familiares e também das cooperativas. Portanto, vamos fortalecer ainda mais nossa parceria em relação as pautas conjuntas e na garantia de acesso às políticas públicas, também estamos buscando melhorar a produção, a comercialização e a renda. Assim, as mulheres e jovens são agentes fundamentais do processo e continuidade do sistema cooperativista rural”.

 

O Encontro teve a presença de 9 Cooperativas sendo elas: Curimbatá Cuiabá e Várzea Grande ; Coopamsal, Santo Antônio do Leverger; Cooper Agricultor, Chapada dos Guimaraes; Coopergrande ,Várzea Grande; Coomprup , Poconé ; Cooper Rede Lucas do Rio Verde; Coopag ,Campo Novo do Parecis; Cooperangi, Poconé e Cooper nossa Nossa Senhora do Livramento . Foi elaborado o Diagnostico e uns dos pontos principais foi a formação, capacitação e gestão. Na qual foi encaminhado a implantação de projetos unificados para o fortalecimento das Cooperativas Rurais do sistema UNICAFES-MT.