OUTUBRO ROSA: A FETAGRI MT ABRAÇA ESSA LUTA! PREVINA-SE!

 

Inicia-se o mês de outubro e, com ele, queremos reforçar o chamado a todas as mulheres a se cuidarem da sua saúde e a lutarem contra o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Com o objetivo de chamar a atenção para o aumento dos casos e conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o autoexame e a mamografia rotineiramente.

Além dos exames ultrassom de mama e mamografia, também é fundamental fazer autoexame, até mesmo em mulheres bem jovens. Segundo pesquisa do Inca, de 2016, 66,2% das descobertas de câncer de mama ocorrem pelas próprias pacientes. E vários médicos alertam que vem aumentando a incidência da doença em mulheres com menos de 40 anos, principalmente naquelas com histórico familiar.

 “A FETAGRI-MT vai intensificar a campanha do Outubro Rosa junto às aos Sindicatos levando a informação e conscientização a todas as mulheres. Como as mulheres trabalhadoras rurais estão longe dos centros urbanos, hospitais e clínicas, têm mais dificuldade em fazer mamografia frequentemente. Nesse sentido, precisamos intensificar a conscientização para que todas façam o autoexame e que não deixem de fazer os exames e de consultar, pelo menos, uma vez ao ano. Câncer tem cura, previna-se. ”, reforçou presidente Nilton.